Conheça a primeira mulher trans a disputar a Copa do Mundo

 

 

 

 

 

 

 

🏳️‍🌈 Quinn, da seleção de futebol canadense, está fazendo história nesta Copa do Mundo feminina: é a primeira pessoa trans não binária a participar de todas as edições da competição, inclusive das masculinas. E este não é seu primeiro feito, pois também faturou uma medalha de ouro no futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2021.

O talento para os esportes começou cedo, ainda criança, quando Quinn tinha apenas seis anos e já participava de competições de natação, hóquei e esqui. Mais tarde, quando participava pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi chamade pela jogar na Liga Nacional Feminina do país.

Em novembro de 2020, fez uma cirurgia de mastectomia um pouco antes de competir nas Olimpíadas e estava preocupade sobre o quanto isso poderia afetar seu desempenho nos preparativos para a competição esportiva. Contudo, o procedimento foi um sucesso e o time levou uma medalha de ouro. Um ano depois, Quinn fez um depoimento comovente sobre o ocorrido.

Desde a transição, Quinn usa os pronomes neutros elu/delu e optou por não adotar um novo nome e hoje usa somente seu sobrenome como identificação.

Elu está à frente do projeto “See Them, Be Them” (em tradução livre, “Veja elus, seja elus”), um programa desenvolvido para manter meninas e atletes de gêneros diversos, de 13 a 17 anos, engajades no futebol, dando-lhes acesso a um modelo verdadeiramente inspirador. Em entrevista ao site canadense Xtra, Quinn explicou que quer ser esse modelo de atleta profissional e trans.

“Espero poder compartilhar minhas próprias experiências e mostrar um caminho em que elus possam continuar nos esportes que amam, porque entendo que há muita pressão para meninas e atletes de gêneros diversos abandonarem o esporte. Espero que esta seja apenas outra maneira de as pessoas permanecerem no esporte [onde] possam se sentir inspiradas e conectadas.”

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.