Você sabe o que é o termo MISGENDERING?


Misgendering (ou, em português, “equivocar-se de gênero”) ocorre quando alguém, intencionalmente ou não, se refere a uma pessoa trans ou fala com ela usando uma linguagem e pronomes de gênero em desacordo com o gênero com o qual ela se identifica. Por exemplo, referir-se a uma mulher como “ele” ou chamá-la de “cara” é um equívoco de gênero.

Para pessoas que são transgêneros, binárias ou não binárias, ter o seu gênero autêntico reconhecido é um passo importante e afirmativo na vida.

Muitas vezes, as pessoas continuam a se referir a uma pessoa trans usando como referência a genitalização compulsória, ou seja, por uma pessoa ter nascido com pênis ou macho humano e se identifique como mulher trans ou travesti, (que use pronomes de gênero ela/dela) as pessoas leigas ainda continuam só percebendo o fato de que essa pessoa nasceu com pênis e isso define seu gênero.

O que é um grande equívoco, o fato de uma pessoa ter nascido como macho não fez dela homem, pois genital não define gênero e isso precisa ser entendido de uma vez por todas por nossa sociedade cis-heteronormativa. Essa é a grande mudança de paradigma do nosso tempo.

Felizmente, tudo que você precisa fazer para acertar é perguntar!

Pronomes de gênero importam!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.