Programa Qualifica Mais Progredir

 

 

 

 

 

 

 

Termina no dia 23/03 prazo de inscrição para o programa Qualifica Mais Progredir

São 600 vagas iniciais para curso de capacitação em empreendedorismo dirigido a jovens das regiões de Pirituba, Capela do Socorro, São Miguel e Itaim Paulista

A Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informa que estão abertas as inscrições para as primeiras 600 vagas do Programa Qualifica Mais Progredir, que até o final deste ano, irá beneficiar 3 mil jovens como microempreendedores individuais. Na primeira etapa as aulas serão nas regiões de Pirituba, Capela do Socorro, São Miguel e Itaim Paulista.

O curso totalmente presencial tem carga horária de 160 horas e ajuda de custo diária. Até o final de março a prefeitura irá anunciar a segunda etapa com mais 400 vagas em outras regiões da cidade. No segundo semestre serão oferecidas mais 2.000 mil vagas, completando o número previsto para este ano.

Para se inscrever, além da faixa etária entre 18 e 29 anos, é preciso ser residente na cidade, estar cadastrado no CadÚnico, possuir conta bancária eter completado, no mínimo, o ensino fundamental. Parte das vagas está reservada para mulheres, jovens negros, transsexuais e imigrantes.

O curso beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social, como explica a secretária de Direitos Humanos, Claudia Carletto. “Uma das tristes consequências da pandemia foi o aumento das desigualdades sociais, e a inclusão produtiva das juventudes mais vulneráveis no mundo do trabalho é essencial para reduzir essas distâncias no cenário pós-pandemia”, afirma. “Projetar cenários antevendo as futuras necessidades da população é fundamental no planejamento das políticas públicas para que a administração possa implementar ações cada vez mais eficazes, levando oportunidades que de fato irão transformar a vida da população que mais precisa”, conclui.

Programa Qualifica Mais Progredir é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e oferecerá o curso de Microempreendedor Individual (MEI), que tem como objetivo auxiliar jovens que já são empreendedores, ou que desejam começar a empreender, mostrando quais são os passos necessários para iniciar uma carreira no empreendedorismo. Neste curso os jovens aprenderão aspectos legais e tributários, entendendo como se tornar um empreendedor formal. Além disso, faz parte da grade curricular conteúdos como desenho de negócios, análise de mercado, estratégias de vendas, negócios digitais e planejamento financeiro. Por fim, os(as) alunos(as) concluirão o curso estando aptos a desenvolver um plano de negócios.

Os jovens participantes do Programa Qualifica Mais Progredir desenvolverão durante o curso habilidades de organização e planejamento, análise de cenários, relacionamento com o cliente, comunicação digital e educação financeira. Tais habilidades serão úteis tanto para o desenvolvimento de um plano de negócios, bem como para a efetivação de seus projetos de vida. Tudo isso respeitando as boas práticas de sustentabilidade e aproveitamento de tecnologias e práticas atuais do mercado.

Clique aqui para se inscrever.

Fonte/Reprodução: Gov.br

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.