Nova vacina contra HIV mostra 79% de eficácia durante os testes

 

A vacina contra a AIDS, foi desenvolvida com a tecnologia RNA mensageiro (mRNA) e mostrou resultados promissores nos testes realizados em animais. No entanto, para ser testado em humanos, o imunizante precisa passar por melhorias.

“Esta vacina experimental de RNA mensageiro combina várias características que poderiam superar as falhas de outras vacinas experimentais contra o HIV e representa uma abordagem promissora”, disse em nota o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas Dos Estados Unidos (NIAD).

 Os testes de vacinação aconteceram primeiro em ratos e depois em macacos, que receberam várias doses de reforço ao longo do ano de teste, e apesar das altas doses de mRNA, imunizante foi bem aceito pelos animais, contando apenas com efeitos colaterais moderados, como a perda temporária de apetite.

Na semana 58 de teste, todos os macacos desenvolveram anticorpos e a partir da semana 60, os animais foram expostos semanalmente ao vírus. Com isso, após 13 semanas dos animais em contato com o vírus, apenas dois, dos sete primatas, não estavam infectados. Os outros vacinados levaram em média oito semanas para adquirir o HIV, enquanto os não vacinados desenvolveram a doença após três semanas.

Vale ressaltar que os macacos não são vulneráveis ao HIV-1, que infecta humanos, por isso os pesquisadores usaram o vírus HIV símio, que é o mais semelhante.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.