Minas Tênis Clube afasta Maurício Souza e diz que ‘não aceita manifestações intolerantes’ devido posicionamento homofóbico do atleta

Há cerca de duas semanas, a DC Comics informou que o novo Superman, filho de Clark Kent, será bissexual. Com isso, o atleta Maurício Souza fez uma publicação em sua conta do instagram @mauriciosouza17, criticando a decisão da DC em conjunto com um print sobre a matéria de divulgação. “A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, dizia a legenda.

O post de Maurício teve uma enorme repercussão, tanto negativa, que foi sua maioria, quanto em apoio a ele. Entre as inúmeras pessoas que repudiaram o seu comentário, está o ponteiro Douglas Souza, companheiro de Maurício na seleção brasileira. Douglas postou em seu instagram a mesma imagem que Maurício com a seguinte legenda: “Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas tenho uma novidade para a sua heterossexualidade frágil”.

Com toda a proporção que a publicação tomou, esta terça-feira (25/10) o Minas Tênis Clube, time contratante de Maurício, postou um pronunciamento em sua conta oficial do twitter informando o afastamento do atleta por tempo indeterminado. Vale ressaltar que esta atitude só foi tomada após a pressão imposta pelos maiores patrocinadores do Clube, sendo eles Fiat e Gerdau.

“Atualização – Maurício Souza 

O presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, se reuniu com o atleta Maurício Souza esta tarde e lhe informou sobre o seu afastamento por tempo indeterminado do Fiat/Gerdau/Minas.” dizia o comunicado.

Os patrocinadores também se pronunciaram sobre o caso como é possível ver a seguir:

Fiat – “Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat Minas Gerdau, a Fiat declara seu repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente. A empresa pauta suas ações e relacionamentos com base em valores que considera inegociáveis, como o respeito à diversidade e à inclusão

Assim, a Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou diminuição da pessoa humana e espera que a instituição tome as medidas cabíveis e necessárias no mais curto espaço de tempo possível”.

Gerdau – “A Gerdau repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preceituoso ou homofóbico. Sobre as declarações recentes do atleta Maurício Souza, jogador do Fiat/Gerdau/Minas, a empresa já pediu a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis, o mais breve possível. A Gerdau reforça o seu compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia. A empresa ressalta que decidiu patrocinar os times masculinos e femininos do Minas também pelo poder de inclusão da modalidade, que inclui atletas que representam bem a diversidade brasileira.

Dentre as iniciativas e compromissos da Gerdau com o tema, destacamos o banco de talentos voltados à comunidade LGBTQIA+, lançado em 2020, e a assinatura de diversos pactos e coalizões que formalizam seus compromissos públicos com a promoção da diversidade e inclusão, com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.”

Após todos os posicionamentos ainda aguardamos a retração do atleta por conta do seu posicionamento homofóbico.

Esta entrada foi publicada em Notícias do mundo gay. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.