O processo o terapêutico é conversar num tempo de  qualidade…

O processo o terapêutico é conversar num tempo de  qualidade…

 

Desde os tempos imemoriais conversar sempre foi uma necessidade humana.

Ao longo dos tempos esta demanda foi preenchida por xamãs, pajés, oráculos, sacerdotes, padres, pastores, guias, gurus etc.. Atualmente este papel também é desempenhado através da escuta, pelo profissional de Psicologia.

O processo terapêutico psicológico é relativamente novo surgiu com a psicanálise no inicio do século passado e se multiplicou em v árias linhas de trabalho e de atuação na pratica clínica.  

 

Terapia: Um Trabalho interno tecido à quatro mãos…

 

Embora tenhamos o mesmo psiquismo dos nossos ancestrais, atualmente vivemos num cenário aonde nem sempre podemos nos desvencilhar dos nossos inimigos reais ou imaginários fugindo ou os atacando. Talvez por isso a síndrome do pânico e o stress pós-traumático tenham prevalência na sociedade

A terapia proporciona, através da plasticidade mental, mudanças psíquicas relevantes ao nos deparamos com ideias inusitadas, imagens transformadoras e treinos cognitivos.

Nestes tempos pandêmicos, precisamos mais do que nunca nos conectar às pessoas e aos conteúdos que nos ajudem a dar sentido ao nosso modificado dia a dia, por exemplo: a recente transformação dos nossos espaços privados em locais compartilhados através das lives, reuniões on-line, etc faz com que vivamos no ‘modo’ profissional a maior parte do nosso tempo e ao final do dia, devemos retornar ‘ao lar’ sem ter saído dele…estranho, não é?

Nota-se  um sentimento de orfandade no ar… por tudo aquilo  que foi perdido….chegam noticias de perdas  de amigos,   de parentes,  de falências, de separações. Enfim um luto que se prolonga além do que imaginávamos.

E nossas antigas feridas emocionais, antes encapadas e protegidas pelo frenesi da vida agitada, pouco a pouco se revelam, seja num rápido reflexo do espelho de casa, num personagem de série da Netflix, muitas vezes na   falta de assunto com quem coabitamos ou no silêncio das noites de restrita movimentação na cidade. A terapia pode ressignificar as memorias e sensações

No início, não é fácil estar frente ao desconhecido e falar sobre suas questões mais íntimas, abordar situações para quais você tinha uma versão oficial, não, não é fácil…mas, quando a dupla dá certo … é muito bom, libertador e produz uma onda de confiança na vida.

Não seria este um bom  momento para iniciar uma jornada de auto conhecimento?

Lilian Andrés

CRP 018243/06

Instagram : Psi_lilianandres

Facebook : lilianandrespsicologia

(11)99973-6474

Esta entrada foi publicada em Opinião do especialista. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.