São Paulo celebra Semana da Visibilidade Trans com diversos eventos e divulga a primeira fase do inédito Mapeamento Trans

 

São Paulo celebra Semana da Visibilidade Trans com diversos eventos e divulga a primeira fase do inédito Mapeamento Trans

 Live desta terça-feira promove discussão sobre a necessidade de transformação cultural das empresas

A próxima sexta-feira 29 é o Dia da Visibilidade Trans, e para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove uma programação especial de atividades na capital paulista.

A programação da Semana da Visibilidade Trans inclui a divulgação, na sexta-feira, dos resultados da fase quantitativa do primeiro mapeamento Trans realizado na cidade de São Paulo. Os pesquisadores ouviram 1650 pessoas trans de diversos bairros.

Ainda na sexta-feira, no encerramento da programação, haverá o lançamento da placa de reinauguração do Centro de Referência de Defesa da Diversidade CRD, que passa da administração da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para a SMDHC, e recebe o nome de Brunna Valin, em homenagem à ativista trans morta em 2020.

Nesta quarta-feira, (27/1) às 16h, será realizada nas redes sociais da SMDHC (Youtube e Facebook) a live “Como fazer a trans formação na cultura das empresas”, um bate papo importante para o reconhecimento das dificuldades de acesso que a população trans enfrenta no mercado de trabalho e as barreiras a serem derrubadas quando inseridas no ambiente corporativo. Participarão do bate papo as ativistas Aline Moreira, Gabriella Bueno e Fê Maidel, com a mediação de Ricardo Olimpio.

Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), revelam que para a maioria das pessoas trans, o mercado de trabalho formal ainda é sinônimo de uma luta a ser vencida. Um último levantamento informa que no Brasil, 90% desta população tem a prostituição como fonte de renda e possibilidade de subsistência.

“A População Trans é um dos grupos sociais mais vulneráveis da cidade, seja à violência, à discriminação e ao preconceito que o machismo e a transfobia exercem ainda nos dias de hoje. A gestão municipal tem um olhar muito atento para o combate a esse tipo de discriminação e por isso o investimento nesse programa, que na realidade é um programa de garantia de direitos”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

Ação de Inclusão e Diversidade

 O Programa Transcidadania da Prefeitura de São Paulo, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferece uma bolsa mensal para pessoas trans que se comprometem a buscar a progressão escolar, nas escolas públicas referenciadas, que oferecem um ambiente mais propício para essa diversidade. O Programa é descentralizado nos Centros de Cidadania LGBTI da prefeitura, onde as participantes têm apoio psicológico e de assistência Social, reforço escolar, e cursos e oficinas de capacitação para aumentar as chances de entrada no mercado de trabalho formal.

De terça a sexta-feira, 26 a 29/01, serão promovidos eventos na forma de lives sobre diversos aspectos da temática da transexualidade, abordando políticas públicas relacionadas a questões de enfrentamento ao preconceito e à violência, atendimento e tratamento de saúde e dificuldades de mulheres transexuais e homens trans para se inserir no mercado de trabalho (veja a programação ao final do texto). Por conta dos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, os eventos serão todos online e transmitidos pelas redes sociais da SMDHC.

 Serviço

Semana da Visibilidade Trans

 27/01, quarta-feira às 16h

Live: Como fazer a trans formação na cultura das empresas

Convidados: Aline Moreira, Gabriella Bueno, Fê Maidel

Mediador: Ricardo Olimpio

 

Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-fiG6Wbq1lg
Link do Facebook: será criada no dia

3 – Evento on line
Data 28/01 às 19h00
Tema: A saúde e as dificuldades da pessoa trans?
Convidados: Dr. Ricardo Martins CRT, Pedro Pires (psicólogo), Dr Daniel Mori

Mediadora: Fê Maidel

Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8vaZ9X4NaNY
Link do Facebook: será criada no dia

4 – Evento on line
Data: 29/01 às 14h00 – Dia da Visibilidade Trans

Apresentação do Resumida do Relatório da 1° Fase do Mapeamento Trans
– Abertura com coordenador LGBTI E Abigail Transcidadania
– Fala da Secretária Ana Cláudia Carletto
– Fala do Vereador Eduardo Suplicy
– Apresentação do Relatório pelo pessoal do CEDEC

Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ddfj5DVO05k
Link do Facebook: será criado no dia

5 – Evento on line
Data: 29/01 às 15h00 – Dia da Visibilidade Trans

Lançamento do Calendário Trans 2021
Organização: Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder
Convidada: Jogê Pinheiro – artista e jornalista
Instagram: @casarao_brasil @politicaslgbti

6 – CRD
Data 29/01 às 18h00

Evento presencial, fechado, para marcar a transição do CRD da SMADS para a SMDHC e a inauguração da Placa com o nome CRD Brunna Valin.

Convidados: Secretária Claudia Carletto, Floriano Pesaro, Eduardo Barbosa e equipe da coordenação de Políticas para LGBTI.
Com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da SMDHC

7 – Centro de Cidadania Edson Neris
Exposição de Histórias de Vida e Mural Trans
Data: 26 a 29/01 das 9h às 18h

Curadoria e apresentação de vídeos
Data: 26 a 29/01 das 9h às 18h

8 – Centro de Cidadania Luana Barbosa
Live de transmissão do espetáculo Les Girls, gravado no dia 21/01 no Teatro Sérgio Cardoso.
Data: 29/01 às 21h00
Link de acesso: https://www.facebook.com/politicaslgbtisp

9 – Organização da Parada Gay
Live de comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans
Data: 29/01 das 16h às 18h

Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210

Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.