Vicente Darde é jornalista e doutor em Comunicação e propõe discutir uma das temáticas mais sensíveis e importantes da atualidade.

Jornalista discute diversidade na comunicação em curso

 Vicente Darde é jornalista e doutor em Comunicação e propõe discutir uma das temáticas mais sensíveis e importantes da atualidade

 “Mulher tem que se dar o respeito”, “isso é coisa de viado” e “não sou preconceituoso, até tenho um amigo negro”. Quantas vezes você já ouviu ou mesmo pronunciou uma dessas falas? Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope em 2017, essas estão entre as frases preconceituosas mais faladas no Brasil. A mesma pesquisa, que buscou traçar um retrato do preconceito no país, apontou que sete em cada dez brasileiros já fizeram observações carregadas de prejulgamentos contra mulheres, negros, LGBTQIA+ e outros. Inquieto com esta realidade, o jornalista e doutor em Comunicação, Vicente Darde, decidiu se dedicar a estudar este cenário.

Darde é formado em Jornalismo Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde a graduação está envolvido em iniciativas ligadas à diversidade, tendo atuado como assessor de comunicação do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA), do RS, ainda no final dos anos 1990. Depois de passar por alguns veículos de comunicação, decidiu se dedicar mais à vida acadêmica e ingressou no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, onde defendeu a dissertação de mestrado intitulada “As vozes da AIDS na imprensa: Um estudo das fontes de informação dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo”, em 2006.

Em 2012, concluiu o doutorado na mesma instituição com a tese “As representações sobre cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais no discurso jornalístico da Folha e do Estadão”. Desde então, vem se aprofundando nos estudos sobre diversidade, como no curso que fez na Universidade de Lodz, na Polônia, em 2019, sobre aspectos sociais e econômicos do multiculturalismo.

Profissionalmente, atua na área acadêmica há cerca de dez anos, na qual construiu uma sólida carreira. Atualmente, Darde é professor e coordenador dos cursos de Comunicação no Centro Universitário das Américas – FAM e, entre suas experiências anteriores, estão a coordenação do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário, a coordenação dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da mesma instituição; além de ter atuado como gerente acadêmico da Escola de Comunicação, Artes, Design, Humanidades, Educação e Moda do Centro Universitário FMU.

Por conta de sua trajetória, o pesquisador constantemente é convidado por veículos de comunicação para conceder entrevistas como fonte especializada. Entre elas, está sua participação no programa Todo Seu, da Rede Gazeta, no Dia Internacional de Combate à Homofobia. Na ocasião, Darde fez uma reflexão sobre a representatividade do grupo LGBTQIA+ na mídia brasileira. Confira a entrevista completa neste link: https://www.tvgazeta.com.br/videos/representatividade-grupo-lgbt-na-midia-brasileira/

Compartilhando o conhecimento

 Darde afirma que não há dúvida de que há preconceito no Brasil. “A pesquisa do Ibope apontou que o machismo é percebido por 99% dos entrevistados e a discriminação racial por 97%. Outro dado alarmante é em relação à homofobia: entre as discriminações declaradas, ela é a prevalente, expressa por 29% dos brasileiros que admitem ter preconceito”, afirma.

O pesquisador explica, ainda, que a pesquisa apontou que dos 45% que responderam já ter visto preconceito nos comentários feitos por pessoas do seu convívio, apenas metade decidiu reagir diante da situação. E foi pensando em mudar este cenário que Darde decidiu propor o curso “Comunicação e Diversidade”. Oferecido em parceria com a Trilha da Educação, o objetivo é discutir o papel da comunicação na gestão e promoção de uma cultura que valorize as cinco dimensões da diversidade: LGBTQIA+, gênero, étnico-racial, PCD e geracional.

O curso será de 17 de agosto a 26 de setembro, com videoaulas e encontros ao vivo no site da Trilha da Educação (www.trilhadaeducacao.com.br), e vai discutir com os participantes estratégias na produção de conteúdos para as diferentes formas de comunicação: textos jornalísticos, publicidade, mídias digitais, relações públicas, design e games.

Para mais informações, como investimento e conteúdo programático, acesse: https://trilhadaeducacao.com.br/local/pages/?id=11

Sobre a Trilha da Educação

 A Trilha da Educação é uma plataforma inovadora de ensino complementar que oferece cursos livres de diversas áreas do conhecimento e em diferentes formatos fundada em 2019. Com uma equipe formada por mestres e doutores, a iniciativa espera contribuir para a democratização da educação de qualidade por meio do ensino à distância e de valores acessíveis. Hoje a plataforma conta com cerca de 30 cursos em seu catálogo.

Para saber das novidades da Trilha, curta a plataforma no Instagram (@trilhadaeducacao) e no Facebook (https://www.facebook.com/trilhadaeducacao) ou entre em contato pelo e-mail: contato@trilhadaeducacao.com.br.

Esta entrada foi publicada em Sugestões e Dicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.