Desenho infantil da Netflix causa polêmica por beijo gay entre as personagens

Desenho infantil da Netflix causa polêmica por beijo gay entre as personagens

Um desenho infantil do catálogo da Netflix está causando um entrave entre a plataforma e o governo brasileiro. A animação contém uma cena com um beijo homossexual e está indicado como classificação livre. Trata-se de um episódio da segunda temporada de “Os 3 Lá Embaixo: Contos da Arcádia”. O caso repercutiu nacionalmente depois que uma mãe relatou nas redes sociais que se sentiu incomodada ao se deparar com a cena. Ela assistia à série animada ao lado do filho, de 4 anos.

No episódio, os personagens estão aflitos porque o mundo iria acabar em breve devido à uma invasão alienígena. Nesse contexto, duas adolescentes relatam que temem que isso ocorra sem nunca terem sido beijadas. A cena seguinte mostra o beijo entre as duas.”

O Ministério da Justiça, que é responsável pelo Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro, se manifestou após o relato da mãe, informando que “a política pública da classificação indicativa foi construída, ao longo do tempo, com a adoção de critérios que não admitem qualquer juízo de valor, qualquer diferenciação entre raças, religião, posicionamento político ou orientação sexual”. A pasta explicou também que a classificação indicativa se baseia no fato de as produções terem teor sexual, nudez, violência e ou drogas e que o desenho não se enquadra nelas. O ministério destaca ainda a importância da liberdade de expressão. Veja abaixo a nota da pasta na íntegra.”

“Em nota, a Netflix reforçou que o controle dos pais é importante na hora da escolha do que os filhos devem assistir e que a classificação livre é apropriada no caso de “Os 3 Lá Embaixo: Contos da Arcádia”.

“Acreditamos que o título está classificado de maneira apropriada e que os pais devem fazer as escolhas de entretenimento que considerarem adequadas para seus filhos”, afirmou a empresa.”

Confira a nota do Ministério da Justiça na íntegra

“Conforme o artigo 9 da Portaria Ministério da Justiça nº 1.189/2018, que regulamenta a classificação indicativa, as análises têm como eixos temáticos de investigação produções que apresentem teor sexual e de nudez, de violência e sobre drogas. Elas também se baseiam na ponderação das fases descritiva e contextual, que estão previstas no artigo 16, inciso V da referida Portaria ministerial. Os critérios, por faixa etária, podem ser encontrados no Guia Prático de Classificação Indicativa.

“Além disso, é importante compreender que a política pública da classificação indicativa foi construída, ao longo do tempo, com a adoção de critérios que não admitem qualquer juízo de valor, qualquer diferenciação entre raças, religião, posicionamento político ou orientação sexual. Ela se baseia, também, no entendimento de que a liberdade de expressão é um direito fundamental do homem, como preceito para garantir a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos, sem retaliação ou censura, seja por parte de governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.”

 

Fonte: https://www.diarioonline.com.br/noticias/brasil/546961/desenho-infantil-da-netflix-causa-polemica-por-beijo-gay-entre-as-personagens

Esta entrada foi publicada em Na Mídia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.