Inspirado por outros atletas que decidiram lutar contra o preconceito no esporte, Ian Matos assumiu publicamente, na quarta-feira(8), ser homossexual. A declaração do representante do Brasil nos saltos ornamentais durante os Jogos Pan-Americanos de 2011, foi dada ao jornal Correio Braziliense.
“As pessoas não estão preparadas para lidar com isso. Desde pequenininho, eu sabia que era gay, mas foi aqui (em Brasília) que eu consegui viver minha sexualidade”, disse o atleta que representou o Brasil nos últimos Jogos Pan-Americanos, em 2011, na cidade de Guadalajara, no México.
Ian Matos também não escondeu os momentos de dificuldades que passou por causa de sua opção sexual. “Parece que, por ser homossexual, você já começa um nível abaixo. Ouvi muito ‘não vou perder para um viadinho’ ou ‘não acredito que você perdeu para o viadinho'”, destacou o atleta brasileiro.
Depois de se mudar para Brasília aos 17 anos, Ian Matos reside atualmente no Rio de Janeiro. O atleta se prepara para o grande objetivo da carreira: disputar os Jogos Olímpicos de 2016, que será realizado na capital fluminense. Entre seus resultados mais expressivos, o brasileiro conquistou a medalha de bronze em uma etapa do circuito mundial, realizada nos EUA, ao lado de Luiz Felipe Outerelo.