O adestramento inteligente também pode ser aplicado em outros animais,
como gatos, papagaios, e acreditem, até em peixes.
O Adestramento Inteligente é baseado em reforços positivos, valorizando as atitudes corretas e não as erradas. O método não admite nenhum tipo de violência, como esfregar o focinho do cão no xixi, quando ele se alivia em locais proibidos. Além de serem reprováveis, ações negativas como essa não resolvem absolutamente nada. As recompensas estimulam o aprendizado de cães, gatos e outros animais e, com o objetivo de melhorar a relação entre o dono e seu bicho de estimação, o Adestramento Inteligente respeita o animal e o ser humano.
As vantagens para o animal
Com o
Adestramento Inteligente, o animal assimila o aprendizado mais rápido e tem prazer em obedecer. O método pode ser aplicado a partir dos 50 dias de vida de cães e gatos. E não há limite de idade! Se você tem um cachorro velhinho, por exemplo, ele também pode aprender.
As vantagens para o dono
Por incentivar as atitudes corretas, o
Adestramento Inteligente traz boas consequências para o ser humano também. Ao colocar o método em prática, o proprietário também muda seu comportamento, já que deixa de lado o uso da agressividade e do medo na forma de se relacionar com seu bicho de estimação.
A importância das recompensas
Por ser um método que valoriza o animal e seus acertos, as recompensas são parte fundamental do processo e devem ser usadas sempre. São a melhor forma para mostrar ao animal de maneira agradável quais são os comportamentos corretos.
O método é constantemente atualizado
O Adestramento
Inteligente para vários
animais
Inicialmente desenvolvido para cães, o
Adestramento Inteligente também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, papagaios, peixes etc. É possível ensinar gatos a obedecerem comandos, papagaios a fazerem truques e não bicar pessoas, e peixes a realizarem pequenos malabarismos, por exemplo.
Violência nunca!
• Por ser maltratado, o animal pode desenvolver uma personalidade agressiva;
• O pet associa o aprendizado aos maus-tratos, e passa a não gostar do treinamento;
• A presença do dono e do adestrador fica sugestionada a momentos desagradáveis, prejudicando a relação entre todos.
Esta entrada foi publicada em
Anunciantes e marcada com a tag
Adestramento,
Cães. Cachorros. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
2 respostas a As vantagens de adestrar um animal