Você sabia que gay não pode doar Sangue?

Doação de Sangue

Pouca gente sabe, mas os homossexuais não podem doar sangue, recentemente, o site do “O Globo” de São Paulo, fez uma matéria abordando um casal de gays que dizem ter sido vítimas de preconceito e intolerância sexual por não terem conseguido doar sangue no Hemocentro de São José do Rio Preto (SP).

O Casal questionou a Anvisa, porém, isso é uma realidade brasileira, a Resolução – RDC nº. 153, de 14.06.2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta os procedimentos de doações de sangue no Brasil, considera que homens que tiveram relações sexuais com outros homens (HSH) nos últimos 12 meses que antecedem a triagem clínica devem ser considerados inaptos temporariamente para doação de sangue, mesmo com testagem de HIV e hepatites Virais.

Segundo a matéria do “O Globo” no ano passado, o operador de caixa João Gabriel Araújo procurou o Hemocentro para doar, mas durante a triagem foi impedido.

“Fizeram um monte de questionamentos e perguntaram se eu tinha namorado. Eu disse que tinha, aí falaram que não poderia doar por ter menos de um ano de relacionamento estável. Falaram que a partir de um ano poderia vir doar normalmente”, afirma o operador de caixa.

Depois de um ano de relacionamento estável, o rapaz voltou ao Hemocentro com o parceiro, os dois saíram de lá sem conseguir fazer a doação, segundo eles teriam que passar 12 meses sem fazer sexo, por causa da resolução da Anvisa.

“A gente falou que tinha mais de um ano de uma relação estável. Aí eles negaram e falaram que além da relação estável, tinha de ficar um ano sem relação sexual com o parceiro do mesmo sexo”, afirma João Gabriel.

O Casal procurou a imprensa e logo foram procurados pelo hemocentro para terem uma resposta, informando que por causa do Ministério da Saúde gays não podem doar sangue após terem relação, só após 12 meses sem sexo com outro homem.

“Homossexuais masculinos, que tenham tido relação sexual nos últimos 12 meses, tem de permanecer 12 meses sem doar sangue, isso é a norma atual do Ministério da Saúde”, disse a hemoterapeuta Roberta Fachini para a reportagem.

Mas o casal continua indignado com esse preconceito em tempos onde já é discutida a homofobia e o fim da intolerância sexual em nosso país. E questionam, o que é feito com o sangue dos que omitem a sexualidade? É usado como todos os outros, ou será que não?

“Perguntamos se homossexual não pode doar sangue. Eles disseram que simplesmente não. E os que doam e omitem a sexualidade, o que é feito com o sangue? Ele é usado, não é?”, diz Araújo.

Fonte: http://www.aligagay.com

Esta entrada foi publicada em Notícias do mundo gay e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Você sabia que gay não pode doar Sangue?

  1. julia R. disse:

    essa restrição não é preconceituosa. Mulheres que fazem sexo anal com seus parceiros também não doam. A mucosa do ânus é muito mais provável de absorver um vírus da aids do que a da vagina. É por esta razão que gays são considerados grupo de risco. E gays passivos, travestis, por exemplo, n ão é grupo de risco, apenas os passivos… Nunca vi preconceito nisso, pra mim sempre foi algo clínico.. É uma economia que tentam fazer dos custos dos testes.

  2. Suzzie disse:

    Queridos, indignada com a possibilidade de isso ser verdade, fui buscar a real dessa legislação e essa resolução foi substituída por ela Portaria 1.353 em 2011…. que não traz mais esse absurdo. Beijos http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm./2011/prt1353_13_06_2011.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.