Dia Internacional do orgulho LGBT

Na manhã do dia 28 de junho de 1969, uma série de atos de membros da comunidade LGBT revoltados com a polícia truculenta de Nova Iorque, nos EUA, marcou o início de um movimento LGBT institucionalizado e organizado como conhecemos hoje.

Obviamente, não foi neste dia que, pela primeira vez, alguém pensou “Ei, e se a gente começar a ser tratado que nem gente?” e achou que seria bacana lutar por isso. Mas foi neste dia que, pela primeira vez, um grupo considerável de pessoas se reuniu para dizer, a sua maneira, que violências contra LGBTs não são algo tolerável.

O bar Stonewall, para quem não sabe, foi onde a primeira dessas revoltas estourou. O estabelecimento era famoso por receber não apenas homens gays e bissexuais, mas também lésbicas, trangêneros, drag queens, garotos e garotas de programas, além de pessoas sem teto. Ou seja: o bar Stonewall Inn recebia grande parte da população marginalizada de Nova Iorque.

Foi por causa de Stonewall que surgiram, poucos anos depois, as primeiras organizações em prol da população LGBT nos Estados Unidos e no restante do mundo. E também por causa dos atos que começaram naquele dia que, um ano mais tarde, em 28 de junho de 1970, aconteceram as primeiras paradas do orgulho LGBT (na época, ainda chamadas de “Parada do orgulho gay”) em Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco e Chicago, entre outras cidades.

Não é a toa que, em boa parte do mundo, as paradas LGBT são realizadas no mês de junho, quando também é celebrado o mês do orgulho LGBT, que culmina no dia de hoje, 28 de junho: o dia internacional do orgulho LGBT.

Hoje, então, é dia de lembrar que muita luta já aconteceu e saber que muita luta ainda vai acontecer. Também é dia de saber que, mesmo que tudo esteja muito difícil e até mortal para muitos de nós, já estivemos em situação muito pior. Portanto, é em respeito a todas essas pessoas, desde Stonewall e até de antes, e em respeito a todas as pessoas LGBT que ainda existirão, que nossa luta como movimento LGBT continuará cada vez mais forte, sem ceder sequer um centímetro para a LGBTfobia e se preocupando cada vez mais em dar voz para todos os membros de nossa comunidade.

Feliz dia internacional do orgulho LGBT para todos e todas!

Por R Wilbert

Via: Igreja de Santa Cher na Terra

Esta entrada foi publicada em Dia do Orgulho Gay, GLBTS News e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.