Aplicativo brasileiro encontra novo lar para pessoas LGBT expulsas de casa

Ser LGBT não é fácil. A maioria das pessoas enfrenta rejeição na escola, no trabalho e, infelizmente, dentro de casa. Familiares que não entendem a sexualidade de entes queridos acabam segregando essas pessoas e tornando a convivência insuportável. Não é raro também que haja expulsão do seio familiar.

Com o objetivo de ajudar essas pessoas, um grupo de universitários pernambucanos criou o aplicativo chamado “Mona Migs”, que promove uma espécie de “match” entre as pessoas expulsas de casa e aquelas que estão dispostas a lhes dar um novo lar.

“Nós conhecemos algumas pessoas que foram expulsas de casa por ‘LGBTfobia’ e tínhamos o desejo de ajudá-las diretamente a encontrar algum tipo de apoio, mas nem sempre podíamos”, explica Nathalia Paiva Lima, uma das criadoras do projeto.

A pessoa que pretender ceder sua casa se cadastra com o nome, e-mail, telefone e a rede social. Já a pessoa que busca um novo lar, apresenta o nome e a rede social. Por meio do aplicativo, ambos serão notificados e poderão conversar, via rede social, e decidir se seguirão em frente com o processo de acolhimento.

“Segundo a nossa pesquisa, verificamos que realmente existe um número expressivo de pessoas que foram expulsas de casa por sua sexualidade, mas que também existe um número impressionante de pessoas dispostas a ajudar recebendo-as em suas casas”, relata Nathalia. Além do abrigo em si, a equipe criadora do aplicativo ainda tenta viabilizar com projetos sociais um acompanhamento psicológico e social com os acolhidos.

Por enquanto, por meio do site, é possível realizar o cadastro e enviar mensagens. Muitas delas, com depoimentos de pessoas que passaram por experiências de homofobia. A equipe já tem reunião marcada com representantes de Ministério Público de Pernambuco para providenciar todas as condições legais para os futuros acolhimentos promovidos pelo Mona Migs. O Aplicativo ainda busca também investidores que ajudem em sua implantação.

Via: SuperPride

 

Esta entrada foi publicada em GLBTS News, Notícias do mundo gay e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>