Casais de gays e lésbicas criam campanha pela família no Natal

A ação, organizada pela Campanha Nacional de Apoio ao Casamento Civil Igualitário no Brasil, é contra o retrocesso ao reconhecimento do Estado das famílias compostas por duas pessoas do mesmo sexo.

Laura e Marta são atrizes e diretoras de teatro e vão se casar em janeiro. O casal mora no Rio de Janeiro há 10 anos e tem 3 filhos. Foto: Mídia NINJA

“O convite é para que todos postemos nas redes sociais uma foto de sua família segurando um papel com a Hastag da campanha #NossaFamíliaExiste. “A convocatória, organizada por ativistas dos direitos LGBT, busca o reconhecimento social das famílias homoafetivas, direito que vem avançando em boa parte do mundo, inclusive no Brasil.

Desde maio de 2013 casais homoafetivos já podem se casar em todo território nacional. O Supremo Tribunal Federal (a mais alta instância da justiça do país) já decidiu que casais compostos por duas pessoas do mesmo sexo são entidades familiares.  Dezenas de casais formados por dois homens ou duas mulheres já adotaram dezenas de crianças ou tiveram seus filhos por métodos de reprodução assistida. Isso sem contar os muitos casais com filhos frutos de outros relacionamentos. Contudo, está em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6583/13, conhecido pelo irônico nome de “Estatuto da Família”.

Marco e Beto, casal homoafetivo que vive no Rio de Janeiro e tem dois filhos. Foto: Mídia NINJA

O objetivo do Projeto de Lei é retroceder em relação ao reconhecimento do Estado Brasileiro das famílias compostas por duas pessoas do mesmo sexo. O autor da proposta ainda estuda a possibilidade de inserir no texto um artigo que retire dos casais homoafetivos o direito que eles já possuem de adotarem seus filhos.

Imagine o que aconteceria com as centenas de famílias homoafetivas, onde dois homens ou duas mulheres já são casados, se nosso país deixasse de reconhecer seu casamento ou a adoção de seus filhos? Essas famílias caíriam em um limbo social e legal.

Priscila e Bel seguram a placa da campanha iniciada nas redes sociais. Foto: Mídia NINJA
Priscila e Bel seguram a placa da campanha iniciada nas redes sociais. Foto: Mídia NINJA

A campanha #NossaFamíliaExiste  tem como objetivo “mostrar que as famílias homoafetivas existem, são entidades familiares como qualquer outra”, descrito no texto-manifesto publicado nas redes sociais. Para isso, utiliza a simbologia do natal e pede para que todos postem nas suas redes com plaquinhas de reivindicação ao lado das árvores natalinas e dos familiares. Fonte: Ninja

Esta entrada foi publicada em GLBTS News, Notícias do mundo gay e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.