ONDE ESTÁ A BELEZA…

¨Que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental ¨ Vinícius de Morais.

Já nos dias de hoje dizemos desarranjos inestéticos e não falta de beleza ou feio, pois quando falamos do “belo” geralmente o associamos ao “bom” e este, por sua vez, a algo que nos agrada. Partindo deste pressuposto, aquilo que nos é agradável seria, portanto, desejado por todos nós. No entanto esquecemos que o “belo” continuará a sê-lo, mesmo que não nos pertença. Muitas pessoas acreditam que o conceito de beleza é subjetivo e que ela é mais determinada pelos olhos de quem vê do que por aquilo que é visto. Esse ponto de vista é parcialmente verdadeiro: o conceito de beleza varia um pouco de uma cultura para outra e as experiências individuais são capazes de afetá-lo. No entanto, esse conceito também têm alguns determinantes universais, provavelmente de origem biológica. Também existem ótimas evidências de que vários atributos de beleza são indicadores de bom funcionamento hormonal (vários dos sinais que distinguem os homens das mulheres, por exemplo) e integridade genética (a simetria corporal, por exemplo).

Contudo hoje em dia podemos amenizar um padrão não clássico de beleza com recursos, podem ser amenizados o envelhecimento, as rugas, a flacidez tornando a beleza mais acessível.

Nossa própria beleza não contará apenas com a imagem que temos de nós mesmos, mas também, com a que os outros constroem a nosso respeito, a qual tomaremos de volta. A imagem corporal é o resultado da vida social que temos.

Em nosso século preconiza-se uma aparência saudável, corpo perfeito, cútis lisa sem rugas ou manchas , barriga seca, recorre-se a cirurgias cada vez mais invasivas para se obter o Maximo de perfeição, academias lotadas, nutricosmeceuticos vendidos sem o mínimo de critério, medicações para emagrecer sem o devido acompanhamento.

A mulher no seu dia a dia vive a busca incessante do padrão ideal de beleza, cultuado pelas revistas direcionadas ao público feminino.

A solução para alcançar a beleza, e com isso, a felicidade plena estaria em produtos e tratamentos estéticos, como dietas, exercícios físicos e cirurgias plásticas, divulgados pela mídia. Aliado a tantos conceitos de como ficar “bela”, os temas científicos relativos à saúde são trazidos à tona, em matérias sobre tecnologias, cosméticos, cirurgias plásticas e dietas de emagrecimento.

Programa-se qual seio eu quero, qual nádega e de que tamanho eu acho melhor, coloca-se bochechas, retira-se gorduras, infiltra-se princípios ativos para rejuvenescer, afina-se o nariz, aumenta-se a pantourilha, cria-se o corpo ideal.

Mas:

O que é beleza?

Quais são suas fontes?

Qual concepção de beleza é disseminada?

É o anseio do ser humano pelo aparentemente perfeito, pela “beleza definitiva”.

Algo que sempre houve, desde a antiguidade greco-romana, passando pelo final do século 18 e épocas posteriores – até hoje em dia.

-As pessoas perseguem um ideal de beleza por escolha própria?

-É possível a todas as pessoas alcançarem o tal ideal?

-Quais os significados dessa busca pela beleza?

-Quais os riscos dessa busca?

-Beleza real x Beleza ideal

Hoje em dia temos recursos totais ou parciais para a beleza, podendo ser real ou ideal, TEMOS QUE LEMBRAR QUE BELEZA ESTA LIGADA A AUTOESTIMA E NÃO ADIANTA TRATAR OU QUERER FICAR BELO COMO ALGUÉM QUE CONHECEMOS SE NÃO ESTAMOS BELOS NO NOSSO INTERIOR.

Sempre necessitamos do apoio e avaliação de um profissional da área de estética e cosmiatria para auxiliar e verificar qual o tratamento que realmente irá satisfazer e chegar ao máximo de excelência, para que aja um retorno tanto no resultado quanto ao dinheiro investido.

Podemos contar com tratamentos diversos e resultados maravilhosos desde que seja adequado ao problema apresentado e cabe ao ser humano moderno se livrar da tríade BELEZA-SAÚDE-JUVENTUDE e sim entender que saúde em primeiro lugar e beleza de acordo com a idade, pois toda e qualquer idade pode apresentar se bela.

Verificamos até onde vale a pena tentar perpetuar o que já foi o que já existiu, a juventude de tenra idade não retornará então coloquemos na tecnologia cosmetológica a responsabilidade de aperfeiçoar e estender esta juventude.

O Brasil é o sexto país no ranking mundial em vendas de cosméticos e é um mercado que investe, pois cresce a cada ano, com lançamentos de cosméticos sofisticados, que fazem milagres aguçados pelo super marketing de cada empresa que os lança.

A cada ano a mídia estereotipa o padrão de beleza, nos anos 80 os cabelos encaracolados, crespos eram moda hoje os fios tem que serem lisos com muita progressiva, pois fios desalinhados fogem ao padrão de beleza.

Faces mudaram nos anos 90 era lindo ter rosto fino e hoje o bonito é ter maçãs proeminentes com rosto bem delineado, seios nos anos 70 eram pequenos, tímidos e agora tem que ser grandes volumosos, quem não tem coloca.

Beleza é um conceito temporal, ou seja, para cada época se cria e se determina o que será belo.

Já existiam academias nos áureos tempos na Grécia, pois os gregos frequentavam as academias (Gymnasium), a prática de atividades físicas era pregada por Sócrates, Platão era conhecido pela largura de seus ombros (platys) Na República Platão orientava os meninos a fazerem exercícios físicos, uma condição essencial para a educação e a formação daquelas crianças.

Na mitologia grega temos também a beleza dos corpos femininos como Atalanta que tinha corpo atlético ou as amazonas, mas ali havia a diferença em beleza: os gregos valorizavam igualmente a Beleza do pensamento, da mente humana e do amor pelo conhecimento, à filosofia.

Nisto se fez a frase ¨mens sana in corpore sano¨ (mente saudável em corpo são), havia uma ideia conjunta entre intelecto e a beleza física.

Se a mente estivesse bem, bonito, o corpo também estaria.

E vemos que hoje em dia isto não é buscado, acredito que hoje em dia os corpos são construídos apenas para autoimagem e para passar a quem vê uma realidade que na verdade é inexistente, são figuras e não realidade.

Acredito sim em beleza, mas na beleza pura acentuada á partir do que já existe apenas pronunciada.

Para cada rosto que veem o feio esconde uma beleza que é apenas sucinta que necessita apenas de retoques e não mudanças radicais, não existe o feio e sim algo desarmônico.

Prezo em manter a essência e reforçar traços que são a única marca que temos desde que nascemos com expressão facial natural.

Prezo em beleza como Tríade CORPO-MENTE- ALMA assim podemos chegar a uma plenitude, pois não adianta procurar ter externamente uma beleza montada quando a mente está atormentada e a alma transfigurada.

Fujo da Tríade da mídia BELEZA-SAÚDE-JUVENTUDE, pois Beleza se mantém de acordo com o passar dos anos, de acordo com cada idade, Saúde não podemos prever o que temos em nosso destino, podemos apenas prevenir e tratar de acordo com os problemas apresentados e Juventude não a teremos eternamente.

Não podemos deixar se instaurar a tirania da perfeição física a qualquer custo, não podemos criar um estereótipo de beleza e cultua-lo, temos que aflorar a nossa própria beleza, exibir nossos traços únicos sem imagem parecidas, sem cópias e sim somente a nossa beleza.

Temos inúmeros aparelhos, tecnologias, cosméticos injetáveis e de uso tópico que garantem rejuvenescimento, mas há de se saber que todo ser humano para ser realmente Belo tem que ser e estar feliz, completo e assim poder enxergar a verdadeira beleza a qual tem procurar apenas o tratamento facial ou corporal para ter a posse e controle de seu bem estar e felicidade em seu apogeu.

Em minha clínica cada cliente é único em sua beleza, em sua alma em seu corpo, trato o total , a essência e não apenas aquele traço que incomoda, aperfeiçoo a naturalidade de traços mal definidos, harmonizo , exploro e exponho a perfeição num único conjunto impar.

A beleza está em cada dia, em cada gesto, em cada história, em cada detalhe, em cada traço, em cada verdade enfim em tudo existe beleza basta apenas realça-la.

Dra Sandra Gasparro

CRBM 15270

Graduada em Ciências e Biomedicina modalidade Médica

Título de Especialista em Biomedicina Esteta pela ABBM

Membro da Sociedade Brasileira de Biomedicina e Acupuntura

Especializada em Biomedicina Estética, Fitoterapia, Psicobiologia, Cosmetologia, Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa.

Proprietária da Clínica Vita & Saúde

R. Dr. Bacelar 535 – Vila Clementino

www.vitaesaude.net

Telefone – 11 5081 4766

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Anunciantes, Mercado Profissional, Opinião do especialista, Saúde e beleza e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>