TRAVESSIAS: Seminário na USP debaterá a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero.

A vida de todos os seres humanos é uma difícil travessia. Mas alguns, como as pessoas LGBTs, têm de enfrentar travessias mais perigosas! De mãos dadas, todos nós estaremos mais seguros e mais felizes. Vamos?

Com esta proposta, acontecerá na USP, no dia 31 de Março, à partir das 13h, o Seminário Travessias. Tendo a presença já confirmada de renomados ativistas, o evento pretende debater temas que se fazem atuais e necessários na vida das pessoas LGBTs.

Já de início, com um olhar sobre o passado, o Seminário terá a exibição do documentário “Lampião de Esquina”, um marco na luta dos direitos dessa população, seguido de um debate com a diretora do documentário, Lívia Perez , o decano militante brasileiro, João Silvério Trevisan, um dos fundadores do grupo Somos e o Professor. Dr. Marcello Modesto – Departamento de Linguística - – USP

Logo após, levando para a mesa temas sobre direitos, moderado pela cartunista Laerte Coutinho, a psicanalista Letícia Lanz e o jurista Dimitri Sales falam sobre o atual panorama de leis em nosso país e a vivência de pessoas travestis e transexuais, em nossa sociedade.

Com o microfone aberto para perguntas da plateia, buscando a interação com o público, o Seminário contará também, durante o intervalo,  com a venda de livro dos escritores João Silvério Trevisan e Edith Modesto, bem como a distribuição gratuita do livro “A hora e a vez dos jovens LGBTs” – Projeto Purpurina – GPH, que será entregue apenas para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que participarem do evento.

Já para falar sobre as diversidades na sala de aula, as professoras da Universidade de São Paulo, Jacqueline de Moraes Teixeira e Silvana de Souza Nascimento se juntam ao professor Lula Ramires, moderador da mesa, e a professora que também é facilitadora do Grupo de Pais de LGBT’s, Mércia Falcini, para comentarem as dificuldades e desafios de termos uma sala de aula aberta para a diversidade.

E na última mesa, encerrando com a mensagem “O Amor vence”, a professora, psicanalista e fundadora do GPH - Grupo de Pais de LGBT’s, Edith Modesto, que é uma das idealizadoras do evento, debaterá junto com a coordenadora do Grupo Mães Pela Diversidade, Majú Giorgi , a advogada e ativista Ana Marques, a mãe facilitadora do GPH no RJ, Tania Silva e com o jovem ativista Matheus Emílio, sobre a relação das famílias com os filhos (as) LGBT’s, e outros assuntos transversais.

O evento terá entrada franca, e será aberto para todos os interessados (sujeito à lotação do espaço).

PROGRAMAÇÃO:

TRAVESSIAS – DIVERSIDADE DE ORIENTAÇÕES SEXUAIS E IDENTIDADES DE GÊNERO

QUANDO? 31 DE MARÇO – sexta feira, das 13 às 20 horas.

ONDE? Auditório István Jancsó – Entrada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Complexo Brasiliana USP

Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária – São Paulo

Tel. 3091.4156 | 3091.4157

 13h00 ABERTURA

Gabriel Simas – Gerente da Livraria EDUSP | João Alexandre Barbosa | Edith Modesto – Fundadora do GPH – grupo de pais de LGBTs

1ª Mesa (13 h10 às 15h) – Doc. “Lampião da Esquina”

Moderador e palestrante: Prof. João Silvério Trevisan – Escritor – Decano militante brasileiro Lívia Perez – Diretora do Documentário;Prof. Dr. Marcello Modesto – FFLCH – USP

2ª Mesa (15 às 16 h) – Direitos LGBTs

Moderadora e palestrante: Laerte Coutinho – Pessoa transexual, artista brasileira – cartunista; Letícia Lanz – Psicanalista, mestre em sociologia pela Univ. Federal do Paraná; Prof. Dr. Dimitri Sales – jurista – PUC – São Paulo

INTERVALO (16 às 17 h00)

Distribuição gratuita do livro “A hora e a vez dos jovens LGBTs” – Projeto Purpurina – GPH (PROAC – 2011) – somente para pessoas LGBTs presentes ao seminário | Aquisição de livros dos escritores: João Silvério Trevisan, Edith Modesto e Letícia Lanz. Venda do documentário “Lampião da Esquina”.

3ª Mesa (17h00) às 18 h30 Diversidade de Orientações Sexuais e Educação

Moderador e palestrante: Prof. Lula Ramires – Mestre e doutorando em Educação – USP; Profa. Jacqueline de Moraes Teixeira – Mestre e doutoranda em Antropologia Social -USP; Profa. Dra. Silvana de Souza Nascimento – Antropologia USP; Profa. Mércia Falcini – Educadora, mãe facilitadora do GPH

4ª Mesa (18h30 às 19h 30) – Famílias LGBTs – “O amor vence!”

Moderadora e palestrante: Profa. Dra. Edith Modesto – Psicanalista -FFLCH – USP (GPH); Sra. Tania Silva – mãe facilitadora (GPH – Rio); Sra. Maju Giorgi – coord. nacional do Mães pela Diversidade; Sra. Ana Marques – Advogada – Diretora dos Assuntos LGBT da Prefeitura Municipal de Guarulhos, mãe do GPH; Matheus Emílio Pereira da Silva – coordenador do Projeto Purpurina – GPH e membro do Grupo Pela Vidda – Agente jovem de prev. em DSTs-AIDS.

ENCERRAMENTO 19h30 às 19h50

- Apresentação de dança Victor Reder (Purpurina – GPH) – bailarino

Organização do evento: GPH – Grupo de Pais de LGBT’s, Projeto Purpurina e EDUSP.

 

 


Esta entrada foi publicada em GLBTS News, Opinião do especialista e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>